sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

I.C. a favor ou contra




Ultimamente tem-se falado muito dos implantes cocleares, é nos jornais, na televisão, etc. e porquê?

Porque mais uma vez não há implantes em Coimbra para colocar em crianças e adultos, e mais uma vez a APAIC (Associação Portuguesa de Apoio aos Implantados Cocleares) escreve cartas, fala com a comunicação social, tentando chamar à atenção do I.C., desta vez o pai do Matthew (do movimento Silent Sculture) ajudou a APAIC na sua luta pelos implantados, de mostrar as vantagens dos I.C..

Mais uma vez algumas pessoas surdas que são contra os I.C. são extremamente agressivos nas suas formas de lutar contra os I.C. muitas vezes sem realmente saberem o que é o I.C., dizendo mentiras e coisas que até lhes fica mal porque dizem tantos disparates.

Chegam até a pôr vídeos falsos, e quando lhes pergunto, aqueles que me conhecem, se eu sou doente, infeliz, atrasada ou outra coisa assim, respondem-me que não é nada contra mim, mas contra o I.C. e eu digo mas eu tenho I.C. desde os 3 anos de idade e agora tenho 20 anos.

E sou muito feliz com o meu I.C. mas aceito pais que não queiram pôr I.C. nos seus filhos, é a opção deles,embora ache que não é a melhor opção.

Agora dizerem que são contra os I.C. porque acaba a LGP, ou a comunidade surda, é para mim puro egoísmo, nunca ouvi falar de que as pessoas cegas estejam contra o olho biónico porque os cegos vão acabar  e o braille também vai acabar.

Estes argumentos são discriminação, ignorância e talvez até manipulação das pessoas surdas.

Eles dão argumentos falsos e negam a verdade, os factos.

Existem em Portugal cerca de 1000 implantados, muitas crianças e jovens, ninguém morreu, nem ficou  paraplégico, também não conheço ninguém com problemas psicológicos por ter I.C., pode ter outras doenças como todas as outras pessoas.

Há I.C. melhores que outros por exemplo o meu I.C. não foi dos que teve mais sucesso, mas ainda assim agradeço todos os dias aos meus pais por me darem um I.C..

Gostava muito de fazer um 2º I.C. se pudesse!

E digo mais... Sou surda, vou sempre ser surda, tenho amigos surdos e ouvintes e implantados, negros, chineses, altos e baixos,..., sei LGP  mas tenho um I.C. que me dá a liberdade de ouvir a música, o mar, o canto dos pássaros e a voz dos meus pais, do meu irmão e do meu namorado!!!

Sofy*